[Candidaturas de Ingresso Encerradas] ERSTAZ CINEMA: na interseção; Cinema e Publicação

Carga horária: 15 sessões | 45 horas de contacto
Calendário:
de 07 de outubro a 25 de novembro de 2022 (quartas e sextas-feiras)
Horário:
18h00 > 21h00
Regime:
presencial
Língua de comunicação:
Português (PT)
Local de realização: Faculdade de Belas Artes da U.Porto

Período para submissão de candidaturas: Candidaturas de Ingresso Encerradas

UNIDADE DE FORMAÇÃO (5 ECTS*) COM CERTIFICAÇÃO (ver Condições)

*ECTS – European Credit Transfer System (relevantes apenas para estudantes do Ensino Superior)
Os créditos conferidos através de cursos ou unidades de formação contínua só podem ser considerados para cursos de 1.º ciclo.

Formadores: Graciela Machado, Joana Maria Pereira, João Villas, Marta Belkott
Supervisão Científica: Professora Doutora Graciela Machado

GRACIELA MACHADO
Graciela Machado é docente e investigadora da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes. O seu trabalho tem-se debruçado sobre práticas contemporâneas da impressão pela gravura, e sua articulação com os domínios da ilustração, design. Desde 2008 vem organizando vários encontros internacionais, Da impressão ao livro de artista e Pure Print, onde a reavaliação da gravura tradicional se articula com os contextos da auto-edição, criação de livros de artista e projetos editoriais e de publicação concorridos por convites a vários autores.  A sua atividade como investigadora na área da gravura inclui a participação e coordenação de três projetos pluridisciplinares da UP destinados à investigação da impressão em suportes não convencionais, e otimização de substratos para impressão (cimento, vidro), com parcerias com outras áreas (Engenharia: ISEP; Arquitetura: FAUP) e com a indústria do vidro e betão (Sika, Cencal). Os projetos mais recentes incluem um reconhecimento de processos, metodologias e suportes fotomecânicos compatíveis com espaços oficinais  de produção artística.
A sua atividade artística está centrada na prática da impressão em litografia e questões de exploração do tempo, tecnologias de impressão e paisagem, com especial interesse pela transgressão da imagem fotográfica pelos processos fotomecânicos.

JOANA MARIA PEREIRA
Joana Maria Pereira é artista e investigadora. Estudou Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto onde, em 2009, completou também Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão. Em 2021, concluiu doutoramento no Royal College of Arts em Londres.
Frequentemente privilegiando a forma da instalação, a sua prática artística produz intervenções mínimas, onde combina desenhos, gravuras e imagens em movimento com o intuito de explorar o sentido do provisório. Esta economia de meios, e o foco na ‘pobreza’ dos materiais e processos possibilitam à artista levantar questões sobre noções de autoridade e permanência.
Pereira está particularmente interessada na natureza interdisciplinar e democrática da escrita, do desenho e da gravura. Ela aborda a gravura como uma prática híbrida, historicamente associada ao cruzamento de territórios, contribuído deste modo para aprofundar a forma como modos de fazer e pensar se tocam

JOÃO VILLAS
O trabalho de João Villas concentra-se na interseção da produção de imagens móveis e imóveis como meios para dar vazão a diferentes narrativas sobre um mesmo fato ou acontecimento. Tomando a fotografia como ponto de partida como forma de documentação e registo do tempo, o artista busca dissecar os papéis representativos, políticos, narrativos e estéticos da imagem.
João é formado no Royal College of Art, trabalha e reside em Londres onde fundou a Plaintiff Press, estúdio onde trabalha em colaboração com outros artistas na produção de gravuras e livros independentes. Seu trabalho já foi exibido em instituições como a Royal Academy, Somerset House e Royal Scottish Academy e seus filmes foram premiados e exibidos internacionalmente nos festivais de cinema de Girona, Blow Up Chicago Film Fest, Prague Film Awards, Asolo Film Festival, Viena Film Festival, Opera Estate Festival, dentre outros.

MARTA BELKOTT
Nasceu em 1989 na Polónia. Artista visual e investigadora interdisciplinar (i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, e VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes). Graduada com mestrado integrado em gravura e desenho pela Academia de Belas Artes de Katowice, Polónia (diploma em 2016). Estudou também na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e na Academia de Belas Artes de Lodz, Polónia. Com uma bolsa FCT–Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/149042/2019); está atualmente a frequentar estudos de doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Destinatários:
Designers, fotógrafos, artistas plásticos, ilustradores, arquitetos e todos os profissionais ou estudantes com interesse sobre a interseção entre a imagem impressa e a imagem em movimento, filme e publicação. Estudantes de Design, Fotografia, Artes Plásticas e Comunicação Visual. Fotógrafos e público em geral interessado em compreender e explorar pontos de contacto entre imagem impressa e imagem em movimento, com capacidade para frequentar o Ensino Superior. 

Pré-requisitos:
Espera-se que os candidatos tenham competências intermédias de Informática ao nível do utilizador que lhes permitam trabalhar autonomamente com o SiGARRA e com o email institucional FBAUP.

ATENÇÃO!
Se já esteve inscrito na U.Porto, já tem um número de utilizador SiGARRA  e endereço de email institucional atribuídos. Certifique-se de que as suas credenciais são válidas. Caso necessite de novas credenciais, envie pedido para helpdesk@uporto.pt. Todos os contactos encetados por este Gabinete posteriores à submissão de candidatura, no caso dos utilizadores SIGARRA com conta INSTITUCIONAL, serão enviados EXCLUSIVAMENTE para a caixa de correio institucional.

CONDIÇÕES PARA CANDIDATURA:
– CAPACIDADE PARA FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR;
– COMPROVATIVO DE HABILITAÇÃO LITERÁRIA.

Apresentação:
É como editor de uma coleção de livros de viagem – a Petite Planète (1954 e 1958) – que Chris Marker ensaia uma série de estratégias que mais tarde vem a desenvolver no território do cinema. A natureza híbrida da obra de Marker e a noção de publicação como “ersatz cinema”, tal como definido pelo próprio, é a fonte de inspiração inicial para esta unidade de formação que propõe refletir e ensaiar a interseção entre a imagem impressa e a imagem em movimento. Pode a publicação adquirir uma dimensão cinematográfica? Que formatos híbridos pode uma publicação apresentar?
Esta formação conduz os participantes através de uma viagem por obras gráficas e cinematográficas de referência; possibilitando em paralelo testar diferentes processos de impressão e reprodução de imagem, até à criação de uma publicação experimental. Do offset (adaptado à oficina de gravura) até à serigrafia, também o ozalid, passando ainda por uma breve introdução a ferramentas de edição de vídeo, o formando terá a oportunidade de experimentar uma considerável diversidade de técnicas oficinais que permitirão desenvolver conteúdo e articulá-lo com vista à criação de uma narrativa visual original.

Conteúdos programáticos:
Módulo 1:
Contextualização – Intersecções entre o cinema e a publicação (1 sessão)
• Introdução: o que as publicações podem oferecer como espaço de exposição; da imagem fixa à imagem em movimento e vise versa
• Casos de estudo 1: noções de tempo, o fotográfico
• Decisões sobre o conteúdo e definição de conceitos agregadores
• Tipos de publicações, exemplos de livros de coleções FBAUP e de publicações de coleções particulares

Módulo 2:
Desenvolvimento do Conteúdo – Modelos de Publicações (1 sessão)
• Casos de estudo 2: lugar, mobilidade vs imobilidade
• Apresentação e apreciação dos portfólios dos participantes
• Pensamento criativo: acompanhamento e desenvolvimento de projeto individual de auto-publicação
• Edição e legendagem de imagens; questões relacionadas com o design editorial • Sistemas de simples de encadernação criativa de livros/revistas/fanzines

Módulo 3:
Diferentes manifestações da imagem. Produção reprográfica e transferências. Pesquisa visual dentro de contextos reprográficos e de artes gráficas (8 sessões)
• Workshop sobre ozalid
• Workshop sobre serigrafia
• Workshop sobre offset

Módulo 4:
Do visual ao audiovisual (2 sessões)
• Workshop sobre ferramentas de edição de vídeo, Adobe Premiere
• Possibilidades de montagem, combinação e recombinação de imagem • Criação de movimento e animação a partir de arte impressa

Módulo 5: Produção: conclusão de projeto individual (2 sessões)
•Neste módulo o formando produzirá um ensaio visual e/ou audiovisual

Módulo 6:
Exposição e crítica (1 sessão)
• Montagem e apresentação dos trabalhos finais
• Sessão de crítica final aos projetos realizados

Propinas:
Pré-inscrição: 50,00 Euros (NÃO REEMBOLSÁVEIS) |
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 2 parcelas de 187,50 Euros |
Alumni FBA/ ESBAP: 2 parcelas de 200,00 Euros |
Público em Geral: 2 parcelas de 225,00 Euros |

Seguro Escolar: 2,00 Euros
Certificado de frequência: 5,00 Euros
Portes de correio para envio de certificado

Ao candidatar-se, o participante reconhece ter tomado conhecimento do Regulamento do Gabinete de Formação Contínua, que aceita expressamente e sem qualquer reserva.

CANDIDATURAS: Candidaturas de Ingresso Encerradas

Imagem:
Autor: João Villas
Título: NÃO É NORMAL (NOT NORMAL)
Medium: Video Installation
Tamanho: 440x200cm
Duração: 11’30”
Ano: 2019

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INFORMAÇÕES:
Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes
: 12 (DOZE)

CONDIÇÕES
Pagamento:
50,00 Euros pagos no ato da candidatura. SEM ESTE PAGAMENTO A CANDIDATURA NÃO É CONSIDERADA.
1.ª parcela e seguro escolar: pagos até 30 de setembro de 2022.
2.ª parcela: paga até ao dia 30 de outubro de 2022. Depois do dia 30, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das propinas pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo utilizador na sua conta corrente).

Nota: A partir do momento em que é concretizada a matrícula, são sempre devidas as propinas, ainda que o(a) candidato(a), por uma qualquer razão já não tenha interesse em frequentar o curso. Se por qualquer motivo, no ato da matrícula, o candidato não proceder ao pagamento da propina, não fica isento do pagamento da mesma em caso de anulação, tenha ou não iniciado o curso.

Método de avaliação:
A avaliação será contínua contando, no final da formação, com uma avaliação geral dos trabalhos apresentados, de forma a classificar o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação e a evolução do discente, sustentada nos seguintes parâmetros:
– Assiduidade (15%): através dos registos de presença, sendo obrigatório assistir a pelo menos 75% das horas de contacto;
– Participação/ motivação (35%): a que corresponde empenho, iniciativa, pertinência das intervenções, aplicação correta dos conhecimentos adquiridos;
– Projeto final (50%), onde se consideram os critérios de cultura visual, sentido crítico e qualidades plásticas: domínio técnico, uso correto das tecnologias e dos materiais, expressão, unidade plástica, criatividade.

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas de contacto;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Certificação:
Aos  participantes será emitido:
– um certificado de formação contínua (com créditos e com nota quantitativa)

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado nesta tabela em vigor.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade não serão considerados para formações futuras, a menos que existam vagas sobrantes.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:
Livros, catálogos
ADAM, Robert; ROBERTSON, Carol, Screenprinting – The complete water-based system (London: Thames & Hudson Ltd., 2003)
BADGER, Gerry; parr, Martin, The Photobook: a history, vol. 1 (London: Phaidon, 2004)
BADGER, Gerry; parr, Martin, The Photobook: a history, vol. 2 (London: Phaidon, 2006)
BADGER, Gerry; parr, Martin, The Photobook: a history, vol. 3 (London: Phaidon, 2014)
BARTHES, Roland A Câmara Clara (Lisboa: Edições 70, 2006)
BARTHES, Roland, Image Music Text (London: Fontana Press, 1977)
BELLOUR, Raymond, Between-the-Images (Zurich: JRP|Ringier Press, 2012)
BENSON, Richard, The Printed Picture ( New York: The Museum of Modern Art, 2008)
BERGER, John, Ways of seeing (London: Penguin Books,1972)
DAWSON, John, The Complete Guide to Prints and Printmaking Techniques and Materials (Oxford: Phaidon, 1981)
DEBAT, Michelle, La photographie et le livre (Paris: Trans Photographic Press, 2003)
DELEUZE, Gilles, Cinema 2: The Time-Image (Minneapolis: University of Minnesota Press, 1989)
DIEHL, Edith, Bookbinding: Its Background and Technique (vol.1 & 2) (USA: Dover Publications, Inc., 1980)
GIDAL, Peter, Materialist Film (London, New York: Routledge, 2014)
HERNANDEZ, Horacio, Fotografia pública – Photography in Print 1919-1939 (Madrid, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 1999)
LENGWILER, Guido; RICHARD, Field, A History of Screen Printing: How an Art into an Industry. (Cincinnati, Ohio: ST Media Group International, 2013)
MARKS, Laura U., The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment, and the Senses (Durham, North Carolina: Duke University Press, 2000)
RANCIÈRE, Jacques, The Intervals of Cinema (London: Verso, 2014)
SMITH, Keith A., Non-adhesive bookbinding: Books Without Paste or Glue (New York: keith smith BOOKS, 1989)

Filmes
Chelsea Girls, dir. by Andy Warhol e Paul Morrissey (1966)
Horse Money, dir. by Pedro Costa (Second Run, 2014)
Jeanne Dielman, 23, Quai du Commerce, 1080 Bruxelles, dir. by Chantal Akerman (The Criterion Collection, 1975)
Les Statues Meurent Aussi, dir. by Chris Marker, Alain Resnais, Ghislain Cloquet (1953)
La Jetée, dir. by Chris Marker (Argos Films, 1962)
News from Home, dir. by Chantal Akerman (1977)
Phantoms of a Libertine, dir. by Ben Rivers (2012)
Prodger, dir. by Charlotte Prodger (2016)
Sans Soleil dir. by Chris Marker (1983)
Shirin, dir. by Abbas Kiarostami (Midas Filmes, 2008)
Spell Reel, dir. by Filipa César (Spectre Production, 2017)
Ten, dir. by Abbas Kiarostami (Zeitgeist Films, 2002)
The Gleaners and I, dir. by Agnès Varda (Ciné-Tamaris, 2000)